Projetos‎ > ‎

Projeto de educação infantil - Filosofia para crianças

Artur Júnior dos Santos Lopes

Turma:                    Jardim B
Faixa-etária:            5 a 6 anos
Tema Gerador:       Alteridade
Tema transversal :   Minha Percepção das Coisas
                              Outra Percepção das Coisas
                              Reconhecimento de diferentes possibilidades de percepções
Duração:                12 h/a – distribuídas em 4 h/a
Tempo de duração: 3 dias

1.1 1ª Aula – 4 h/a
1.1.1 Atividade: Exposição ao cubo mágico

• Objetivo: Perceber um objeto e formas em evidência. Fazer percepções do espaço.
• Didático Metodológico: As crianças serão separadas em quatro grupos, não devendo reencontrarem-se até a 2ª Aula. A cada grupo é apresentada uma face de um cubo de arestas de 110 cm. Cada face do cubo é de uma cor. As cores são diferentes entre si. As crianças não vêem as outras faces pois estão cobertas. Lhes é solicitado que procurem imaginar o cubo. Informamos que será necessário desenhar o cubo em seguida.
• Recurso: Alunos, cubo de papelão de arestas de 110 cm e com faces de cores diferentes. Cobertura para as faces. Gravadora de vídeo.

1.1.2 Atividade: Trabalho artístico-plástico sobre o cubo Mágico

• Objetivo: Representar as percepções de objetos.
• Didática Metodológica: Os alunos serão convidados a recortar e montar um cubo de aresta de 5 cm, e serão incentivados a fazer o revestimento conforme a percepção do cubo que tiveram.
• Recursos: Cubos inscritos em papelão para recortar e montar e demais materiais (tintas, pinceis) que estejam disponíveis para decorar os cubos. Gravadora de vídeo.

1.2  2ª Aula – 4 h/a

1.2.1 Atividade: Conclusão do trabalho artístico-plástico sobre o cubo Mágico
Objetivo: Representar as percepções de objetos.
• Didática Metodológica: Os alunos serão convidados a recortar e montar um cubo de aresta de 5 cm, e serão incentivados a fazer o revestimento conforme a percepção do cubo que tiveram.
• Recursos: Cubos inscritos em papelão para recortar e montar e demais materiais (tintas, pinceis) que estejam disponíveis para decorar os cubos. Gravadora de vídeo.

1.2.2 Atividade: Apresentação de suas percepções e realizações sobre o cubo mágico

• Objetivo: Expor as crianças a uma grande diversidade de visões possíveis, oferecer diferentes estímulos as suas percepções.
• Didático Metodológico: Os grupos de crianças se reencontram. Dispõem-se em uma meia lua, um a um tomam o “palco” e apresentam suas percepções sobre o cubo, importante o estimulo /apoio do professor.
• Recursos: Trabalho realizado pelas crianças, expressão verbal, corporal. Gravadora de vídeo.

1.3 3ª Aula – 4 h/a

1.3.1 Atividade: Retomada da apresentação de suas percepções e realizações sobre o cubo mágico
• Objetivo: Expor as crianças a uma grande diversidade de visões possíveis, oferecer diferentes estímulos as suas percepções.
• Didático Metodológico: Os grupos de crianças se reencontram. Dispõem-se em uma meia lua, um a um tomam o “palco” e apresentam suas percepções sobre o cubo, importante o estimulo /apoio do professor.
• Recursos: Trabalho realizado pelas crianças, expressão verbal, corporal. Gravadora de vídeo.

1.3.2 Atividade: Reflexão com as crianças.
• Objetivos: Apoiar a subjetividade, reconhecer as semelhanças, reconhecer as diferenças, favorecer a alteridade, fortificar o convívio, estabelecer relações de respeito entre o grupo e os indivíduos.
• Didático Metodológico: Agora dispostos em círculo, espontaneamente vão falar sobre as semelhanças, as diferenças que encontraram e o que há de comum entre eles. Apoiar o estabelecimento de relações de respeito entre as diferentes formas de percepção e expressão da realidade.
• Recursos : alunos, linguagem, folhas A3, lápis de cera. Gravadora de vídeo.

Porto Alegre, 27 de Novembro de 2005

Comments