Projetos‎ > ‎

Projeto Social Joana d´Arc

1           PROJETO SOCIAL JOANA D´ARC – PILOTO – Originalmente para crianças entre 7 e 12 anos. Ampliado para adolescentes entre 14 e 19 anos.

 
RESUMO:
 
Muito se fala que o futuro do Brasil são as crianças, porém pouco se faz por elas. Nas classes mais baixas, encontramos os maiores índices de natalidade, fato esse que ocorre devido a inúmeros fatores, entre eles pela falta de informação qualificada e pelo baixo índice de escolaridade dessas comunidades. Encontrando poucas oportunidades, os jovens de baixa renda seguem renovando, de geração em geração, o ciclo de pobreza de seus pais.
Como ocorre na maioria das comunidades carentes, a vila Joana D'arc não dispõe de espaço e pessoas para desenvolver atividades educativas extra classe que proporcionem cultura e lazer, e que venham a despertar uma consciência acerca da cidadania nos seus jovens. É visível em nossa sociedade a grande quantidade de crianças que fora do horário escolar estão desocupadas na rua, a mercê de toda sorte, podendo sofrer influências negativas, como também, podendo, devido á falta de atividades propícias para o seu desenvolvimento, ameaçar a conservação do patrimônio público e de outras instituições.
O "Projeto Joaninha" visa atender a pequena comunidade da Vila Joana D'arc, hoje com 250 crianças de 07 à 12 anos, que estão inseridas dentro da realidade destacada acima e requerem uma atenção especial. A ASTTI, Associação de Profissionais em Telecomunicações e Tecnologia da Informação, localizada próxima a esta comunidade, propõe desenvolver futuros profissionais na área de informática e oportunizar o aproveitamento de suas estruturas para realização de atividades esportivas que venha a fortalecer os laços entre os moradores e também entre a comunidade e a associação. Para desenvolver esse trabalho serão doados 20 computadores e 02 impressoras que serão instaladas na associação dos moradores. Os instrutores de informática que atenderão as crianças serão da comunidade e formados pela ASTTI. Assim, além de atender e oferecer uma estrutura para as crianças, o projeto irá disponibilizar um crescimento profissional para os membros da comunidade que forem selecionados para participarem dos cursos.
Nosso objetivo primordial é ocupar as crianças no turno inverso de suas atividades escolares com cursos de informática e jogos (voleibol e futebol). Com isso vamos ao encontro das necessidades apresentadas pela comunidade como fundamentais, já que é uma constante preocupação para os pais, que trabalham ou precisam sair para procurar emprego, ter com quem e onde deixar seus filhos já que não dispõe de recursos para tal. As crianças, atualmente, estão em situação de vulnerabilidade sem qualquer alternativa segura e pedagógica que lhes dê perspectivas inclusivas na atual sociedade.
O projeto sai dos muros da associação privada e contempla toda a comunidade, plantando as sementes para o futuro, com muita responsabilidade e cidadania.
 
CONHECENDO A ASSOCIAÇÃO JOANA D'ARC:
ASJD: Associação Joana D'arc
Endereço: Beco do Souza Costa - Bairro Jardim Ypu. Porto Alegre. RS.
Telefone: (51)3386-8123 (Presidente da Associação).
Registro Jurídico: CNPJ: 92.248.244/0001-06
 
A Associação de moradores Joana D’arc foi fundada pêlos moradores do bairro Jardim Ypu em 04/01/1984. Tem como objetivos desenvolver atividades beneficentes e ações sociais que sejam educativas para sua comunidade. Além disso, visa ser um instrumento reivindicatório para a sua comunidade, estando presente nos espaços disponibilizados pela prefeitura para reclamações e requisições que o contexto apresente. Tem caráter comunitário, visando ser sempre representativa dos interesses das pessoas que habitam aquela localidade.
 
CONTEXTO DA COMUNIDADE:
A comunidade da Vila Joana D'arc é composta hoje por cerca de 150 famílias. Essa comunidade possui 250 crianças entre 07 e 12 anos. As famílias carecem de recursos para ocupar estas crianças no turno inverso de suas atividades escolares, e os pais que possuem baixa renda não dispõem de verba para manter seus filhos ocupados e bem tratados enquanto trabalham.
A ASTTI situa-se no mesmo bairro da Associação de moradores da Vila Joana D’arc, por isso propõem um projeto de integração e participação entre os membros da comunidade. Essa integração será feita através do esporte e da informática. Para isso, a ASTTI disponibilizará o seu ginásio de esportes para as práticas esportivas e a doação integral, a manutenção e a instalação dos equipamentos de informática.
A Associação dos moradores Joana D’arc ficará responsável pela seleção e recrutamento dos moradores que direcionarão as crianças nas atividades. Também ficará encarregada de disponibilizar e organizar a sala para que a ASTTI possa montar toda a estrutura para o laboratório de informática.

 
Contribuição da Socióloga(cursando): Kátia Henriqueta Barato Gadea

2           (Provisório) Projeto de descoberta, reflexão e construção de valores humanos: Uma visão do ser humano, suas angústias e suas possibilidades.

 FILOSOFIA
Turma:  
Faixa-etária: 14 – 19 ANOS
Tema Gerador: Ética - Cidadania
Tema transversal :           Percepções da Realidade          Reconhecimento de diferentes possibilidades de percepções          Valoração          Valoração Moral          Relação vida humana x mercado
Duração: 70 h/a – distribuídas em 2 h/a semanais
Tempo de duração: 35 encontros
 MÚSICA
Turma:  
Faixa-etária: 14 – 19 ANOS
Tema Gerador: Musicalização
Tema transversal : Busca dos pontos de interessePercepção rítmica e melódicaAtividade musical (Jogos musicais)
Duração: 70 h/a – distribuídas em 2 h/a semanais
Tempo de duração: 35 encontros
 SERVIÇO DE PSICANÁLISE
Turma:  
Faixa-etária: 14 – 19 ANOS
Tema Gerador: Busca da recuperação da auto-estima, focado principalmente na recuperação de utilizadores de substâncias tóxicas (drogas)
Duração: 35 h/a – distribuídas em 1 h/a Semanal
Tempo de duração: 35 encontros
Encontro Sábados pela manhã
 ATIVIDADE FÍSICA
Turma:  
Faixa-etária: 14 – 19 ANOS
Tema Gerador: Atividade física como apoiador da auto-estima e dos processos psíquicos.
Duração: 70 h/a – distribuídas em 2 h/a Semanais
Tempo de duração: 35 encontros
 INCLUSÃO DIGITAL
Turma:  
Faixa-etária: 14 – 19 ANOS
Tema Gerador: Tecnologia da Informação e as vias alternativas de produção e consumo;
Duração: 35 h/a – distribuídas em 1 h/a Semanal
Tempo de duração: 35 encontros
 Contribuição do Filósofo: Artur Júnior dos Santos Lopes
Comments